terça-feira, 12 de junho de 2007

Os males dos Ipods e MP3 Players...

Não, esse não é mais um texto criticando os programas P2P de compartilhamento de músicas, longe disto, sou completamente à favor do livre ir e vir das ondas sonoras pela net.

O motivo deste texto é outro, nunca antes explorado: o que será de nossa vida social e de nossos ouvidos nos próximos anos? Sim, pois com o uso excessivo destes aparelhos e com a alta qualidade de som alcançada, ficaremos surdos muito mais rapidamente e o pior: perderemos a chance de conhecer gente nova no banco do metrô, do ônibus, ou da praça, porque todos estarão com seus fones plugados, apreciando seus sons.

Hoje, a proporção em cada 10 pessoas é de aproximadamente 3 pessoas plugadas, contra 7 desplugadas, número que deve se inverter em pouquíssimo tempo, principalmente pela rápida popularização dos preços dos MP3 Players.

O que fazer? Em vez de ouvir sua música boa e alta durante a semana inteira, porque não tirar alguns dias para ler aquela revista ou seção de jornal que você tanto gosta? Ou tirar uma bela soneca? Talvez! Seja criativo à sua maneira, mas ouça bem meu conselho, pois daqui a algum tempo, sabe lá se você conseguirá ouvir ainda!

7 comentários:

Broz disse...

Só por mera curiosidade; você leu a revista piauí do mês de maio???

Rodrigo Moreira disse...

Como inveterado usuario do Ipod, vejo q o mal da comunicacao e da falta de calor humano se deve aos veiculos automotores, pois ao adentrar em um carro voce pode se ensurdecer com o som, fica isolado do Mundo e nao aproveita para ler devido ao fato de estar dirigindo. Um sim ao consumo moderado de Ipods e vida longa ao transporte coletivo.

Alex Miranda disse...

Oi Broz!
Nunca li a Piauí não...
Por que falou sobre isso também ??

Broz disse...

Ai o texto Lekão...
http://www.revistapiaui.com.br/2007/mar/questao_tecno.htm

Anônimo disse...

AE LECAO!
Então, sobre o Ipod e outros MP3 vai ser foda não ouvir no buzão lotado e com trânsito... Mas é verdade. É um ruído a mais pra dividir com o motor ruidoso do bus e do trânsito (ambulâncias, motos e carros).
O problema de ler é q nem sempre tem lugar pra sentar e ler em pé não dá... Fora que ler no buzão vira o estômago rsrs. Mas no metrô é sussa.
É... a melhor alternativa para preservar o ouvido é ficar imaginando a música na cabeça, tente...

Anônimo disse...

é .. pensando bem, o q vc disse de q perdemos contato no metro, no onibus de fazer novas amizades ou até mesmo de vir lendo um livro ..
depende.. pq se vc estivesse ao meu lado no onibus ..ia amar dividir meu som com vc .. ainda mais pra vc ficar do meu lado e ainda ao som de Jota Quest ...kkk
isso se vc quizesse é claro ...

Bjos Alê
Te amuuuu

Monise disse...

Em tudo há os dois lados da moeda. Cara ou coroa, vamos jogar?
Na verdade esse fato é bem curioso, pois por mais que saíbamos dos males que podem causar, continuamos a manter os mesmos hábitos. Não que seja proibido, mas tudo na medida certa, é saudável

 
Real Time Web Analytics